domingo, 9 de setembro de 2012

Suflê de Brocólis e Ricota

oi Pessoal,

Curtindo o feriadinho de 07 setembro em casa e colocando em prática receitinhas deliciosas e nutritivas.
Nessa época do ano o brocólis está com um preço ótimo então é o momento de criar maneiras deliciosas de servi-lo e que as meninas gostem e comam! um suflê com queijo parece uma ótima idéia!

Bom vamos a receita:

Ingredientes necessários:

1 brócolis cozido
03 gemas
03 claras em neve
03 colheres de sopa de manteiga 
03 colheres de sopa de farinha de trigo
¼ de xícara de leite
1/2 cebola bem picadinha
alho
01 caixa de creme de leite
100g de ricota ralda
pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
(queijo prato ralado a gosto)

Como fazer:

Frite a cebola e o alho na manteiga, coloque as gemas, o leite e a farinha dissolvida no creme de leite. Em seguida tempere com sal, pimenta e noz moscada, misturando sempre até ficar cremoso tire do fogo e acresente o brócolis picado, a ricota e e as claras em neve (delicadamente) tudo misturadinho leve ao forno em prato refratário untado. Antes de levar ao forno ralei um pedaço pequeno de queijo prato para quando estiver pronto dar aquela douradinha!!





Beijokas !!
Elas aprovaram o suflê!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Escolas de Gastronomia em Porto Alegre-RS

Pesquisei a respeito de Escolas de Gastronomia em Porto Alegre-RS, na internet, na imprensa,
"em conversas aqui e conversas ali", com profissionais em Gastronomia, Nutrição,...
Mas, oque me interessa é dizer a todos vocês que na grande maioria e através de indicações conheci as três principais escolas de Porto Alegre:


 EGAS - Escola de Gastronomia Aires Scavone
Endereço: Rua Acélio Daudt, 130
Passo da Areia
Telefone: (51) 3341-1555
Email: mkt@egasrs.com.br


 IGA - Institto Gastronômico
Endereço: Rua dos Andradas 1170
Telefone: (51) 3072 5971 - 4971
Centro
Email: portoalegre@igabrasil.com


 SENAC - RS
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 130 e 358
Centro
Telefone: (51) 3022-1044
Email: faculdadesenacpoa@senacrs.com.br


Na busca por uma boa opção confira estes locais !
Fica a dica e espero ter encurtado suas buscas e pesquisas.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quiche de Alho Poró

oi Pessoal,
Aqui na correria com muitas encomendas, a lojinha esta a mil!!
Mas precisava deixar para vocês a receita deliciosa desta maravilha que fiz para a galerinha aqui de casa ! É  uma super dica para aquele encontro com os amigos!
A massa eu já ensinei aqui no blog em outras quiches e só clicar aqui que está anotadinha.


Vamos aos ingredientes para o recheio:
2 alhos-porós
tomilho, pimenta branca
1 colher (sopa) de azeite
4 ovos
400 ml de creme de leite fresco
sal e noz-moscada a gosto

Como preparar:

Numa panela, coloque o azeite aqueça. Em seguida, acrescente as rodelas de alho-poró dá uma refogadinha por alguns minutos, acrescente o tomilho e a pimenta.
Junte e um recipiente separado o creme de leite fresco e os ovos e misture bem com um garfo (usei o fouet) até ficar tudo bem misturadinho coloque o sal e noz-moscada.

Abra a massa numa forma de fundo removível e distribua as rodelas de alho-poró e em seguida, despeje a mistura de ovos com creme de leite sobre o alho-poró.
Coloque em forno preaquecido e deixe assar por +/- 30 minutos, ou até que a quiche fique douradinha.

obs: no último que fiz polvilhei um pouco de queijo ralado que também ficou muito bom!!

Dá uma espiadinha ou uma "babadinha" nas fotos!!
Lindo né! delicioso também!!
Beijos



sexta-feira, 29 de junho de 2012

BOLO SOUZA LEÃO



Hoje, sexta-feira, dia de "globo repórter" e dia de São Pedro, 
vou antecipando a receita típica de Pernambuco que eles irão mostrar no programa e muitas tentarão fazer.

O Bolo Souza Leão, feito a base de massa de mandioca PUBA (mandioca fermentada, lavada, esfarelada, espremida), é uma das mais tradicionais delícias da culinária pernambucana. 

Pegou fama quando foi servido pela família Souza Leão (de ricos usineiros) ao Imperador Pedro II e sua mulher Teresa Cristina, durante viagem da família real a Pernambuco.


Parecido com o Bolo Macaxeira é quase um pudim de mandioca !

Bolo Souza Leão

Ingredientes
 ½ kilo de açúcar
1 xicara de água fervendo
1 xicara de manteiga
1 colher de cha de sal
500 gramas de massa de mandioca puba (mandioca fermentada, lavada, esfarelada, espremida)
8 gemas
1 ½ xícara de leite de coco (2 vidros)


Como Fazer
-Misture bem o açúcar com a água e leve ao fogo,sem mexer mais ate obter uma calda grossa em ponto em fio, uando soltar bolhas, está no ponto certo;
-Retire do fogo e misture a manteiga e o sal.
-Deixe esfriar completamente.
-Em uma tigela misture a massa puba, as gemas uma a uma e o leite de coco e a calda fria.
-Misture bem e passe em uma peneira.
-Junte 8 cravos e um pau de canela.
-Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e leve ao forno em banho Maria, pré aquecido a 180º ate o bolo começar a firmar;
-Leva-se ao forno por aproximadamente 35 minutos;
-Retire do forno;
-Desenforme o bolo morno.

Agora nos resta ver no programa Globo Repórter e captar mais alguns detalhes.


Bjs.
Um ótimo final de semana !

domingo, 17 de junho de 2012

Torta de Maçã

Oi Pessoal,
Existem várias receitas de torta de maçã deliciosas por aí mas esta além de deliciosa é super gostosa de fazer e sem mistérios.
Vi umas maçãs na fruteira que as meninas não estavam comendo e achei que era hora certa de fazer uma tortinha com elas.
Bom então aqui vai a receitinha básica e deliciosa.


Massa:
com a ponta dos dedos mistura a manteiga(50g), 1 1/2 xícara de farinha (chá), 01 colher de sobremesa de fermento e 1/2 xícara de açúcar depois mistura 01 ovo e forma-se a massa. Forra o fundo de uma forma de preferência com fundo removível.


Creme:
01 xícara de leite
01 gema peneirada
01 lata de leite condensado
01 colher de farinha

01 colher de cafezinho de essência de baunilha
Leve ao fogo mexendo sempre (eu usei o fouet) e aguarde até criar uma consistência cremosa.
Cubra a massa.

Recheio:
5 maçãs (usei as vermelhas mas já fiz com as verdes também)
1 xícara de açúcar
canela a gosto
1 1/2 xícara de água
Corte as maçãs em cubinhos e misture com os outros ingredientes, leve ao fogo deixe ferver até formar uma calda grossa e espessa.
Cubra o creme de leite condensado.

Por último cubra com tirinhas de massa (tipo a tortinha do Huguinho,Zezinho e Luisinho, lembram?)

Leva ao forno pré aquecido e assa em forno a 230 de temperatura.
Dica :pincelar com uma gema diluída em um pouquinho de água para dar aquela douradinha !!
E depois sirva o cházinho e pronto !! tudo de bom!!