sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Doença Celíaca - Intolerância ao Glúten

Em nossa vida diária à alimentação é um dos nossos maiores prazeres mas, muitas pessoas são intolerantes ao glúten, são os chamados celíacos, onde o glúten impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino, provocando inflamações que podem gerar edemas, dores articulares e indisposição.  
A doença celíaca é uma doença autoímune crônica e permanente, causada pela intolerância ao glúten. 
O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, na aveia, no centeio e no malte (um produto da fermentação da cevada). 
Quando uma pessoa com doença celíaca ingere glúten, mesmo em quantidades muito pequenas, ele causa inflamação e lesão no intestino delgado, o que impede a digestão normal e a absorção completa do alimento. 
Quando o glúten é eliminado da dieta de uma pessoa intolerante à essa proteína, o intestino volta ao normal; portanto, a dieta sem glúten é a chave para a boa saúde dos celíacos.
Pesquisas têm mostrado que a doença celíaca afeta pelo menos uma pessoa em cada cem no mundo; no entanto, mais da metade não está atualmente diagnosticada.
O diagnóstico é bastante simples, mas muita gente deixa de ser diagnosticada porque começa a seguir uma dieta sem glúten antes de terminar de realizar todos os exames, então os resultados ficam inconclusivos. Como a dieta é o tratamento para a doença celíaca, os marcadores usados para o diagnóstico se normalizam quando a dieta é iniciada. 
Assim, é importante que os indivíduos mantenham a dieta com glúten antes e durante os exames para diagnosticar a doença. No entanto, há também casos cujos sintomas não são facilmente identificados, porque variam de pessoa para pessoa, podendo ser desde cansaço e anemia até distensão abdominal, diarréia e perda de peso. 
O diagnóstico envolve um exame de sangue, que pode ser pedido por um clínico, seguido de uma endoscopia com biopsia, que deve ser feita por um gastroenterologista em um hospital devidamente equipado.

Ao receber o diagnóstico da doença celíaca, é comum a pessoa sentir que a vida nunca mais será a mesma. Nada de pães frescos e croissants. E como fazer para comer fora, em um restaurante ou com amigos? 
É preciso nesse momento uma nova perspectiva sobre a alimentação, considerando a quantidade imensa de alimentos naturalmente sem glúten que estão por toda parte. Alimentação saudável sem glúten é um relato pessoal no qual as autoras usam ingredientes naturais e de preferência orgânicos no lugar das opções industrializadas ou processadas. 
Os celíacos têm de. tomar um cuidado especial com alimentos processados, pois, quando ingredientes são adicionados a produtos industrializados ou preparados, existe uma grande possibilidade de que algum ingrediente contendo glúten também seja adicionado. 
No entanto, todos usamos alimentos processados ou refeições congeladas, nem que seja de vez em quando, e não há nada de errado em equilibrar as opções disponíveis - desde que não contenham glúten!
Minha dica é o site da FENACELBRA onde você pode reconhecer a Doença Celíaca, pois você pode ter e não saber !

Fonte: Alimentação Saúdável Sem Glúten - Darina e Rosemary Kearney

Um comentário:

  1. Oi Piell. Adorei a ideia de divulgar sobre a doença celíaca. Precisamos muito que isso se torne mais conhecido no Brasil e que os restaurantes e empresas alimentícias tenham responsabilidade ao lidar com alimentos destinados a intolerantes e celíacos. Você está fazendo produtos sem glúten tbm?
    Bjos e Sucesso!!!

    Pri
    Sabor e Saúde RV

    ResponderExcluir

Adoro quando você comenta aqui!!